Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo vão a Brasília em busca de recursos

O Vice-prefeito Municipal Antonio Jose Wegmann, Presidente da Câmara de Vereadores Fabio Luis Chassot e Vereador Delcio Seibel estiveram no início do mês em Brasília em busca de recursos junto aos Gabinetes de Deputados e Senadores com o objetivo de proporcionar melhorias em diversas áreas do município. Durante os dias que estiveram presentes em Brasília protocolizaram vários ofícios e solicitações diretamente nos gabinetes dos parlamentares federais representantes do nosso Estado, entre eles os Deputados Affonso Hamm do PP, Danrlei de Deus Hinterholz do PSD, Darcísio Perondi do PMDB, Elvino José Bohn Gass do PT, Jerônimo Goergen do PP, José Otávio Germano do PP, Luiz Carlos Busato do PTB, Nelson Marchezan Júnior do PSDB e Vilson Covatti Filho do PP, bem como os Senadores Ana Amélia Lemos, Lasier Martins e Paulo Paim. O alvo são recursos em diversas áreas do nosso município, principalmente na agricultura, saúde, esportes e infraestrutura. Foram reivindicados investimentos diversos entre eles, a Infraestrutura na área Industrial. Na área da agricultura um conjunto de ensiladeira, enfardadeira para as microrregiões do município, bem como equipamentos para a patrulha agrícola e um rolo compactador. Na área do Esporte recursos para a conclusão do Pavilhão da Associação de Esportes e término do centro poliesportivo localizada em Boa Esperança. E recursos na área da Saúde. Segundo os representantes de Humaitá a viagem a capital rendeu boas perspectivas de recursos e investimentos ao Município, tendo o comprometimento de alguns Deputados como o Affonso Hamm e o Jerônimo Goergen na liberação de recursos na área da agricultura, Paulo Paim na área da Saúde, Vilson Covatti Filho na área do Esporte e infraestrutura e ainda a Senadora Ana Amélia que também se comprometeu com recursos na área da Infraestrutura. Aproveitando a viagem na passagem em Porto Alegre os Vereadores protocolaram na Secretaria da Agricultura do Estado, ofício encaminhado pela Câmara de Vereadores de Humaitá, assinado por todos os Vereadores reivindicando junto ao Secretário da Agricultura e Pecuária a ampliação do número de remessa de vacinas da Campanha da Febre Aftosa para assim contemplar produtores que possuam um maior número de animais e desta forma estará auxiliando com uma maior ênfase ao nosso município.

CÂMARA DE VEREADORES COLOCA Á DISPOSIÇÃO R$ 300 MIL EM AUXÍLIO AS FAMÍLIAS AFETADAS PELO CICLONE EM HUMAITÁ

Na quarta-feira, dia 19 de julho, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Humaitá entregou em mãos para o prefeito um ofício solicitando que o Poder Executivo encaminhe Projeto de Lei que beneficie famílias atingidas pelo ciclone extratropical no município entre os dias 12 e 13. Com isso, a Câmara coloca à disposição da Administração Municipal a importância de R$ 300 mil de seu orçamento anual, para que todas as famílias afetadas sejam auxiliadas de forma imediata. A mesa diretora é composta pelo presidente Rozinaldo Bones dos Santos, o vice-presidente Luís Vanderlei Paz e o secretário José Mauri Chassot. Para Rozinaldo, o ofício entregue ao Poder Executivo deve ser tratado com urgência. “Não podemos ficar parados. Tem pessoas que perderam o próprio teto, praticamente tudo, precisamos nos colocar no lugar destas famílias. Elas precisam de nós; impossível não se sensibilizar com tudo o que aconteceu. Graças a Deus ninguém faleceu nessa tragédia. Esses trezentos mil são uma forma de ajudarmos, mesmo sabendo que os prejuízos são incalculáveis”, conclui o vereador. O vice-presidente Luís Vanderlei explica que o recurso poderá ser usado para reparos nas construções destruídas pelo ciclone, e também a compra de novos móveis e eletrodomésticos. “Muitas famílias perderam a casa e tudo que tinham nela. São pessoas que trabalham de segunda a segunda-feira, e que muito já ajudaram nosso município, nossas comunidades; elas precisam desse recurso e merecem com urgência”, enfatiza Luís Vanderlei. Já o secretário Mauri Chassot ressalta que, no projeto que será enviado pela prefeitura, haverá alguns critérios que deverão ser seguidos e quem se enquadrar neles, certamente terá o auxílio. “Sabemos que 300 mil reais não resolverá totalmente o problema de todas famílias atingidas, mas é um início. Não tem mais como as famílias esperarem o dinheiro do decreto de calamidade que pode demorar. Precisam começar a se reerguer urgentemente. É por isso nossa pressa de auxiliar essas pessoas que tanto necessitam neste momento. Se enquadrando nos critérios, receberá imediatamente”. Prejuízo superior a 22 milhões Um levantamento da Defesa Civil municipal e Emater/RS-Ascar, amplamente divulgado pela imprensa, aponta a dimensão dos prejuízos. Em edificações como pavilhões e galpões, o dano é de aproximadamente R$ 14,1 milhões. Já apenas em residências, são R$ 845 mil. As perdas de produção no setor agropecuário ficam na casa dos R$ 7,1 milhões.

CÂMARA DE HUMAITÁ TEM NOVO ASSESSOR JURÍDICO

No começo deste mês, o advogado Vinícius Sandri assumiu a assessoria jurídica da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá. Formado em Direito pela Unisinos de São Leopoldo, Vinícius atua na área desde 2005 e já trabalhou como assessor jurídico da Câmara de Tiradentes do Sul, Citegem (Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional) em Bom Progresso, e também na Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Motivado com a nova empreitada, Vinícius destaca seu compromisso em ajudar os vereadores nas demandas administrativas e jurídicas do Poder Legislativo. “Estou feliz pela confiança depositada em mim pelo presidente Rozinaldo. Buscarei, dentro do ponto de vista jurídico, auxiliar a mesa diretora e demais vereadores em tudo que a lei permite para o bom andamento dos trabalhos”, conclui.

Emenda da Lei Orgânica é protocolada na Câmara de Vereadores de Humaitá

Depois de quatro meses de debates e estudos, a Comissão Especial de Estudo da Lei Orgânica de Humaitá protocolou na sexta-feira passada, dia 30, o texto reformulado da lei que tem a função de reger o funcionamento do município, ou seja, a constituição municipal. A Lei Orgânica de Humaitá foi criada em 1990, dois anos após a Constituição Federal; passou por alteração de apenas dois artigos no ano de 2005, mas esta é a primeira vez que passou por uma reforma geral. A Comissão que se debruçou aos estudos para o novo texto da lei é formada pelos vereadores Ireno Braun, José Mauri Chassot e Anita Ludwig. Os vereadores Luís Vanderlei Paz e Rozinaldo Bones dos Santos são suplentes da Comissão. “Foram diversas reuniões, debates, leituras, consultamos os conselhos municipais, fizemos um trabalho amplo no sentido de melhorar e atualizar a nossa lei. Quando assumi a presidência do Lesgislativo neste ano, reformar a Lei Orgânica foi uma das metas e fico feliz por estarmos concluindo esse importante trabalho”, explica o presidente da Câmara Municipal, vereador Ireno Braun. O IGAM, que é um órgão que presta assessoramento jurídico especializado na reformulação de leis orgânicas, foi contratado pela Câmara e auxiliou no processo de análise e estudos. Com o novo texto da lei protocolado, na sessão de segunda-feira, dia 3, ele foi encaminhado para uma outra comissão, a Comissão de Estudos e Pareceres da Câmara de Vereadores. Esta comissão agora vai se reunir e emitir seu parecer antes das duas sessões necessárias para que a lei seja votada em dois turnos. A Comissão de Estudos e Pareceres é formada pelos vereadores Ireno Miguel Braun, Lucia Oppermeier, Maria Jurema Fritzen Schneider, Maurício Cardoso e Rozinaldo Bones dos Santos. Para que o texto da Lei Orgânica seja aprovado, é preciso o apoio de pelo menos dois terços dos vereadores; ou seja, seis votos favoráveis. A votação acontecerá em dois turnos – duas sessões em datas diferentes. Sobre a Lei Orgânica: A Lei Orgânica é uma espécie de Constituição Municipal, criada com regras para a população local. É uma espécie de Constituição Municipal para atender as necessidade e peculiaridades do município de Humaitá. Ela não pode contrariar a constituição Federal e Estadual e nem as leis federais e municipais. Antigamente, havia uma só constituição para todos os municípios, porém nos dias atuais, cada município, conforme suas necessidades e características próprias, tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica. É a lei maior do município. É através dela que os municípios se organizam, e ela está para o município como a Constituição Federal está para o país.

DÊ A SUA SUGESTÃO PARA A LEI ORGÂNICA DE HUMAITÁ

O que você gostaria de ver na nossa Lei Orgânica? Criada em 1990, a Lei Orgânica de Humaitá agora vai passar por uma reformulação e a sua sugestão é muito importante nesse processo. Por isso, participe! Faça parte deste momento histórico no nosso município. Você pode responder ao nosso questionário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctC0S2Qf43jUnPPIe39R7HedrMMdY8tRA8YgCHlvtyhPItrA/viewform

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA ACONTECERÁ NO DIA 24 DE JANEIRO DE 2022

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA ACONTECERÁ HOJE, DIA 24 DE JANEIRO, ÀS 19 HORAS. Convocados pelo Presidente da Câmara de Vereadores, após o recebimento de diversos Projetos de Lei, os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá, se reúnem para Sessão Extraordinária nesta segunda-feira, 24 de janeiro, às 19 horas. Na oportunidade será discutido e votado o Projeto de Lei n.º 01/2022, o qual trata de conceder revisão geral anual no índice de 10,06% (dez inteiros e seis centésimos por cento) sobre os vencimentos e subsídios dos servidores públicos municipais estatuários, ativos e inativos, celetistas, contratados emergencialmente, servidores da Câmara Municipal, Conselheiros Tutelares, aos ocupantes de cargos em comissão e de funções gratificadas e agentes políticos e aumento real de 4,94% (quatro inteiros e noventa e quatro centésimos por cento) sobre os vencimentos e os subsídios dos servidores públicos municipais estatuários, ativos e inativos, estatutários, celetistas, contratados emergencialmente, Conselheiros Tutelares e aos ocupantes de cargos em comissão e de funções gratificadas. Além do Projeto acima, estarão em pauta os seguintes Projetos: Projeto de Lei nº002/2022 – Dispõe sobre o Estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. Projeto de Lei nº003/2022 – Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 1.758.493,73, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Termo de Compromisso nº. 202002970-1 e dá outras providências. Projeto de Lei nº004/2022 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar adicional no valor de R$516.592,48 oriundos de superavit financeiro no exercício anterior e dá outras providências. Projeto de Lei nº005/2022 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar especial no valor de R$30.000,00 oriundos da portaria SES 635/2021 Implantação da Rede Bem Cuidar e dá outras providências. Projeto de Lei nº006/2022 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar especial no valor de R$35.400,00 oriundos da portaria SES 649/2021 Programa Farmácia Cuidar + e dá outras providências. Projeto de Lei nº007/2022 – Altera artigo da lei n° 2544/2015 e dá outras providências. Projeto de Lei Legislativo nº01/2022 – Concede aumento real aos Servidores Públicos Ativos e Comissionados do Poder Legislativo e dá outras providências.  

ELEITA A MESA DIRETORA QUE ESTARÁ A FRENTE DOS TRABALHOS DO PODER LEGISLATIVO DURANTE O ANO DE 2022

Na última Sessão Ordinária do ano de 2021, que aconteceu no dia 20 de dezembro de 2021, os Vereadores da Câmara Municipal de Humaitá aprovaram 04(quatro) Projetos de Lei, os quais foram encaminhados pelo Poder Executivo e uma Proposição encaminhada pela bancada do MDB, todos por unanimidade. Na mesma oportunidade, aconteceu a eleição que definiu os membros que compõem a Mesa Diretora, que estará à frente dos trabalhos da Casa Legislativa durante o ano de 2021, sendo eleitos: Presidente: VER. IRENO MIGUEL BRAUN Vice-Presidente: VER. ROZINALDO B. BONES DOS SANTOS Secretário: VER. LUIS VANDERLEI PAZ

ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO ACONTECERÁ HOJE, DIA 20 DE DEZEMBRO.

ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO ACONTECERÁ HOJE, DIA 20 DE DEZEMBRO. Acontece nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro, a última Sessão Ordinária do ano de 2021. Na oportunidade serão discutidos Projetos e Proposição e também será feito a Eleição de escolha dos membros da Mesa Diretora, os quais estarão à frente dos trabalhos durante o ano de 2022. Seguindo determinações do Regimento Interno a eleição dos membros da Mesa Diretora far-se-á sempre por voto direto e secreto pelo sistema majoritário, devendo realizar-se em três turnos: Presidente, Vice-Presidente e Secretário. Durante a Sessão também serão indicados os Líderes de Bancada de cada partido que compõe o Poder Legislativo, bem como formado a Comissão Representativa, a qual funciona nos períodos de recesso da Câmara Municipal de Vereadores e a Comissão de Estudos e Pareceres. Portanto, em discussão estará a seguinte Matéria do Expediente: ·         Projeto de Lei nº122/2021 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar no valor de R$169.000,00 oriundos de redução orçamentária e dá outras providências.   ·         Projeto de Lei nº123/2021 – Adequa a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Humaitá-RS e dá outras providências.   ·         Projeto de Lei nº124/2021 – Dispõe sobre a criação do Programa de Concessão de Benefícios Eventuais no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde do município de Humaitá-RS, e dá outras providências.   ·         Proposição n.º 066/2021 de autoria dos Vereadores da Bancada do MDB – Propõem ao Executivo Municipal a substituição da areia, no espaço dos brinquedos da Praça Getúlio Vargas, por grama sintética.

PENÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2021 ACONTECERÁ SEGUNDA-FEIRA, 06.

Na próxima segunda-feira, dia 06 de dezembro de 2021, os Vereadores se reúnem para a penúltima Sessão Ordinária do ano. A Sessão terá início às 20 horas e em discussão estarão os seguintes Projetos de Lei, os quais foram encaminhados pelo Poder Executivo: Projeto de Lei nº114/2021 – Estima a receita e fixa a despesa do município de Humaitá para o exercício de 2022 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 119/2021 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar valor para reequilíbrio financeiro à ADESCO – Associação de Desenvolvimento Comunitário – Plantão Médico – de Humaitá referente ao contrato nº 018/2021 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 120/2021 – Estabelece norma de aplicação para loteamento, desmembramento e assemelhados e dá outras providências. Projeto de Lei nº 121/2021 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar no valor de R$185.000,00 oriundos de redução orçamentária e dá outras providências.

SESSÃO ORDINÁRIA ACONTECERÁ NA QUARTA-FEIRA, DIA 03 DE NOVEMBRO.

Considerando o Ponto Facultativo e o Feriado, os Vereadores da Câmara de Municipal de Humaitá se reúnem para a Sessão Ordinária no dia 03 de novembro, quarta-feira, às 20 horas. A comunidade está convidada para acompanhar os trabalhos através da presença junto ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, ou ainda através da transmissão na Rádio Alto Uruguai- 106.1 FM. Em discussão estarão Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo Municipal, os quais estão listados a seguir: Projeto de Lei nº 108/2021 – Revoga na íntegra a Lei Municipal nº 2502/2014 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 109/2021 – Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 238.856,00, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional através do convênio nº 903084/2020 – contrato de repasse nº 1072.362-93 e dá outras providências. Projeto de Lei nº 110/2021 – Institui o Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências. Projeto de Lei nº 111/2021 – Dispõe sobre abertura de crédito suplementar especial no valor de R$268.000,00 oriundos de redução orçamentária e dá outras providências.

POLÍTICA DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS - CÂMARA DE HUMAITÁ RS
  1. Informações gerais

A presente Política de Privacidade estabelece a forma como são tratados, total ou parcialmente, de forma automatizada ou não, os dados pessoais dos usuários que acessam o Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS. Também explica quais os tipos de dados coletados, motivos da coleta e a forma como o usuário poderá atualizar, gerenciar e/ou excluir estas informações.

Esta Política de Privacidade está de acordo com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD) e com o Regulamento UE n. 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGPD) e poderá ser atualizada sem aviso prévio em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.

  1. Direitos do usuário

O Portal se compromete a cumprir as normas previstas no Marco Civil da Internet, em respeito aos seguintes princípios:

– Os dados pessoais do usuário serão processados de forma lícita, leal e transparente (licitude, lealdade e transparência);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados apenas para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não podendo ser tratados posteriormente de forma incompatível com essas finalidades (limitação das finalidades);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados de forma adequada, pertinente e limitada às necessidades do objetivo de seu processamento (minimização dos dados);

– Os dados pessoais do usuário serão exatos e atualizados sempre que necessário, de maneira que os dados inexatos sejam apagados ou retificados quando possível (exatidão);

– Os dados pessoais do usuário serão conservados de forma a permitir a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados (limitação da conservação);

– Os dados pessoais do usuário serão tratados de forma segura, protegidos do tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, adotando as medidas técnicas ou organizativas adequadas (integridade e confidencialidade).

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e pelo Marco Civil da Internet:

– Direito de confirmação e acesso: é o direito do usuário de obter do site a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais;

– Direito de retificação: é o direito do usuário de obter do site, em prazo razoável, a retificação dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito;

– Direito à eliminação dos dados (direito ao esquecimento): é o direito do usuário de ter seus dados apagados do site;

– Direito à limitação do tratamento dos dados: é o direito do usuário de limitar o tratamento de seus dados pessoais, podendo obtê-la quando contesta a exatidão dos dados, quando o tratamento for ilícito, quando o site não precisar mais dos dados para as finalidades propostas e quando tiver se oposto ao tratamento dos dados e em caso de tratamento de dados desnecessários;

– Direito de oposição: é o direito do usuário de, a qualquer momento, se opor por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, podendo se opor ainda ao uso de seus dados pessoais para definição de perfil de marketing (profiling);

– Direito de portabilidade dos dados: é o direito do usuário de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido ao site, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro site;

– Direito de não ser submetido a decisões automatizadas: é o direito do usuário de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis (profiling), que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O usuário poderá exercer os seus direitos por meio de comunicação escrita enviada ao site com o assunto “LGPD – Portal da Câmara”, especificando:

– Nome completo ou razão social, número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas, da Receita Federal do Brasil) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal do Brasil) e endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante;

– Direito que deseja exercer junto ao site;

– Data do pedido e assinatura do usuário;

– Todo documento que possa demonstrar ou justificar o exercício de seu direito.

Ouvidoria da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS

O usuário será informado em caso de retificação ou eliminação dos seus dados.

  1. Dever de não fornecer dados de terceiros

Durante a utilização do site, a fim de resguardar e de proteger os direitos de terceiros, o usuário do site deverá fornecer somente seus dados pessoais, e não os de terceiros.

  1. Tratamento de Dados Pessoais

Os dados coletados são tratados pelo Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS das maneiras descritas a seguir:

4.1. Tipos de dados coletados

4.1.1. Dados informados no formulário de contato

Os dados eventualmente informados pelo usuário que utilizar o formulário de contato disponibilizado no site, incluindo o teor da mensagem enviada, serão coletados e armazenados.

4.1.2. Dados para envio de informativos eletrônicos

O endereço de e-mail   cadastrado pelo usuário que optar por se inscrever em nossa Newsletter  será coletado e armazenado até que o usuário solicite sua exclusão ou o faça por conta própria por meio dos métodos informados nos informativos

4.1.3. Dados sensíveis

Não serão coletados quaisquer dados sensíveis dos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 9º e 10 da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e nos arts. 11 e seguintes da LGPD (Lei nº 13.709/2018). Assim, dentre outros, não haverá coleta dos seguintes dados:

– dados que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical do usuário;

– dados genéticos;

– dados biométricos para identificar uma pessoa de forma inequívoca;

– dados relativos à saúde do usuário;

– dados relativos à vida sexual ou à orientação sexual do usuário;

– dados relacionados a condenações penais ou a infrações ou com medidas de segurança conexas.