Projetos -

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO

N°: 03/2014 – Atribui nome á Rua e dá outras providências.

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO N.º 03/2014

Humaitá, 08 de outubro de 2014.

Atribui nome à Rua e dá outras providências.

DALVA M. BERGOLI DE AZEVEDO, Vereadora, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Legislação Municipal Vigente, encaminha e propõe ao Legislativo Municipal o seguinte Projeto de Lei Legislativo:

Art. 1.º Fica denominada Rua OSVINO JOÃO SCHNEIDER, a via pública localizada no Loteamento Novo Horizonte, entre a Rua Nilo Peçanha e a RS 472, “Rua sem denominação F”, conforme o Mapa em anexo.

Art. 2.º Revogadas as disposições em contrário.

Art. 3.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala de Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá, em 08 de outubro de 2014.

DALVA M. BERGOLI DE AZEVEDO

VEREADORA

JUSTIFICATIVA AO PROJETO DE LEI LEGISLATIVO N.º 02/2014

Justifica-se o presente Projeto de Lei Legislativo, tendo em vista o reconhecimento a um cidadão humaitense (In memoriam)e ao trabalho e história que realizou em nosso município.

Considerando que a família de seu Osvino está acreditando nas potencialidades que Humaitá oferece através da consecução do Loteamento Novo Horizonte, o qual visa o desenvolvimento do município.

Da mesma forma que a família está repassando em forma de doação terrenos do Loteamento Novo Horizonte ao município, para futuras instalações de prédio público.

Através de informações cedidas por familiares temos acesso a um pequeno histórico de vida do seu OSVINO JOÃO SCHNEIDER (In memoriam).

Nasceu em 12 de março de 1925 em Ibirubá, então município de Cruz Alta, onde serviu no Exército.

Em 1947 veio para Humaitá a família de Carlos Schaefer e Osvino acompanhou a mudança por terra com animais, a qual, levou 14 dias.

Em 16 de julho de 1949 casou-se com Iolanda Schaefer, fixando residência na localidade de Lajeado Jacú, onde adquiriu uma área de mato. Formou a lavoura derrubando com serrote e machado, quase tudo auxiliado pela esposa.

Foi membro atuante e compôs a Diretoria da Escola Euclides da Cunha da localidade. Quando da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ocupou o 1º cargo de tesoureiro do mesmo, na década de 1960 (junto com Bruno Seibel).

Trabalhou duro e deu condições de estudo aos filhos, sendo que as filhas todas se tornaram professoras do Estado, status na época.

Com as economias adquiriram uma chácara onde hoje está o loteamento Novo Horizonte.

Seus sete filhos: Noemia Maria Schneider Albring, Geraldo Arlindo Schneider, Teresinha Schneider Lucion, Elia Maria Schneider Haach, Noeli Lurdes Baumgartner, Julio Alvício Schneider e Canísio Schneider se estabeleceram, seguindo diversas profissõe. Dentre os 18 netos são diversas as atividades, professor, advogados, empresários, psicólogo, enfermeiras e funcionários públicos e privados.

Seus descendentes são sete filhos, 16 bisnetos e 01 tataraneta até o momento.

Sua esposa Iolanda foi igualmente batalhadora e dedicada ao trabalho. Ela após longa enfermidade faleceu em 30 de julho de 2005.

Portanto, Osvino foi munícipe humaitense por 65 anos, tendo contribuído com a comunidade e investido todos os seus recursos neste município, tendo colaborado na construção da Igreja Santa Cecília e Educandário Nossa Senhora da Assunção.

Assim, conto com a colaboração dos nobres colegas edis municipais para a análise e aprovação do presente Projeto de Lei Legislativo.

Humaitá, 08 de outubro de 2014.

DALVA M. BERGOLI DE AZEVEDO

VEREADOR

Pular para o conteúdo