Atas das Sessões -

2015

1056

ATA N.º 1.056/2015. SESSÃO ORDINÁRIADA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES “JEOVANI PAULO” DE HUMAITÁ-RS, no dia seis de julho de dois mil e quinze, reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal os seguintes Vereadores(a): ALDINO SCHUH, DALVA M. B. DE AZEVEDO, FERNANDO I. GATTERMANN, IRENO M. BRAUN, JOSE V. R. DA SILVA, MAIKON G. MODESTO, PAULO L. HOLZBACH E VALDIR SCHWADE. Sob a coordenação do Presidente em exercício Sr. Paulo Holzbach e do Secretário Sr. Aldino Schuh, em nome de Deus, foi declarada aberta a Sessão às 19 horas. Inicialmente o Presidente solicitou a Secretária que efetuasse a leitura da ata da Sessão Ordinária nº 1055/2015. Ninguém se manifestando, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Dando continuidade, passou-se a leitura das MATÉRIAS DO EXPEDIENTE: Projeto de Lei n.º 039/2015; Projeto de Lei n.º 040/2015; Ofício Circular da Secretaria Municipal de Assistência Social; Convite para o Seminário das Frencoop’s, e; Requerimento da Vereadora DALVA M. B. DE AZEVEDO. Passando ao PEQUENO EXPEDIENTE, ninguém se manifestando, passou-se ao GRANDE EXPEDIENTE, não havendo oradores inscritos, passou-se a ORDEM DO DIA: Em discussão o Projeto de Lei n.º 039/2015 – Institui incentivo ao Agente Fiscal que atua no PIT – Programa de Integração Tributária de Humaitá/RS e dá outras providências. O Vereador MAIKON cumprimentou aos presentes e falou que este projeto seria um incentivo ao Fiscal do Município, o qual através da fiscalização atendeu a demanda e inclusive recebeu um prêmio, sendo que com o trabalho do mesmo o município melhorou a arrecadação. Portanto, era a favor do projeto e pedia aos colegas que também votassem a favor, já que o Michael Loch era um exemplo de funcionário. Ninguém mais se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto de Lei n.º 040/2015 – Dispõe sobre a permissão de uso de bens públicos pelos agricultores do município de Humaitá e dá outras providências. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Requerimento da Vereadora DALVA MARIZA BERGOLI DE AZEVEDO – requer em nome da Administração, Diretoria e Associados da Associação de Desenvolvimento Comunitário – Adesco que o Município de Humaitá efetue o pagamento da Conta de Energia Elétrica do Hospital Adesco, como forma de ajuda aos custos mensais desta Entidade. A Vereadora DALVA cumprimentou aos presentes e disse todos já sabiam de sua postura em relação ao hospital, assim como todos estariam informados das dificuldades que todos os hospitais estariam enfrentando. Ela teria entrado em contato com alguns hospitais da região e foi informada que em Santo Augusto o município teria repassado cem mil reais, porque não tinham como pagar a folha e Crissiumal também estaria numa situação difícil, assim como Três Passos e Tenente Portela. O Hospital Adesco até o presente momento estaria se equilibrando porque tinham algumas reservas, mas foram cortados todos os convênios ficando apenas com o plantão, o qual todos sabiam o valor do déficit do ano passado. Sabia que o município também enfrentava dificuldades, mas que fosse pelo menos pago a energia elétrica para o Hospital, repassando de alguma forma, como os outros municípios faziam. Sugeria que até a própria Câmara de Vereadores fizesse um acordo com o Prefeito e ajudasse no repasse. Muitos municípios queriam ter um Hospital e eles não poderiam deixar o de Humaitá, pois o atendimento básico estaria aqui. Estariam em campanha para receber doações e falou sobre o gesto bonito das pessoas que doavam. Falou que o Governo do Estado não estaria achando saída para a área da saúde, mas algo precisava ser feito e precisavam manter nosso hospital. Pediu o apoio aos colegas na busca por esta ajuda. O Vereador JOSÉ cumprimentou aos presentes e parabenizou o serviço do Presidente do Hospital Adesco, seu Adair e jamais poderiam perder o Hospital como o nosso que era referência na região. Disse que conversariam com o prefeito e acreditava que trariam uma perspectiva e caso não desse para o Prefeito ajudar com o pagamento da luz ou água que seja ajudado de forma diferente como com medicamentos. Muitos municípios queriam ter um Hospital como o nosso e eles tinham que pensar nisso e trabalhar unidos neste sentido. O Vereador IRENO cumprimentou aos presentes e disse que esta era uma briga já de muito tempo, foram eleitos pelo povo e cobrados diariamente. Ele sempre foi a favor e lutava para que o Hospital continuasse aberto e nas melhores condições. A equipe do Hospital estaria de parabéns e isso era reconhecido. Eles tinham questionado o prefeito e este sugeriu que fosse feito uma relação dos medicamentos mais usados no período do inverno para que encaminhassem uma licitação e ter uma forma de ajudar o Hospital. Também sabiam da necessidade do trabalho de uma nutricionista na entidade, portanto, se soubessem de algum profissional que quisesse trabalhar como estagiário do CIEE poderia ser indicado e o município contrataria e ia ceder ao Hospital. Era uma pequena conquista, mas continuariam lutando por esta causa. O Vereador FERNANDO saudou aos presentes e disse que já teriam comentado sobre o Hospital na última Sessão, o qual não estaria fácil de administrar e nos noticiários viam diariamente as dificuldades e era importante a ajuda do município, pois jamais poderiam deixa-lo fechar as portas. Seu voto era favorável e sempre brigava pelas coisas que era preciso. O Vereador MAIKON disse que era favorável ao requerimento e ficava feliz pelas colocações do colega Ireno e atendia as solicitações comentadas na Sessão anterior sobre a questão da nutricionista. Teria feito uma análise e o município de Humaitá podia se contar feliz, primeiro pela administração da Adesco que se empenhava e o Hospital estaria bonito e isso ninguém poderia negar, pois foram feitas reformas, mas nos meios de comunicação estaria se ouvindo muito dos municípios que cortaram os recursos e o próprio Estado, portanto queria chamar atenção para Câmara, para o Executivo e para eles que faziam parte do Poder Legislativo e estariam sempre juntos com o Poder Executivo buscando de uma forma ou outra achar um ponto de ligação para as duas partes, tanto o Executivo com o que tem para oferecer, quanto o Adesco para fornecer atendimento aos nossos cidadãos e isso era o mais importante. Tinha que ficar claro que eles e o executivo não estariam medindo forças para que a Adesco continuasse, porque muitos municípios da região e estado ou cortaram pela metade ou não estão fazendo repasse e isso era de conhecimento de todos. Humaitá estaria de parabéns pela administração e pelo trabalho deles como Poder Legislativo e Poder Executivo e quem ganhava era a comunidade humaitense e que bom que tinham um serviço e um atendimento de qualidade quem sabe poderiam melhorar cada vez mais, pois a população necessitava de atendimento. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Passando as EXPLICAÇÕES PESSOAIS, o Vereador FERNANDO falou sobre os Projetos que aprovaram, como o do PIT que era bom e valorizava a pessoa que trabalhava, como já falaram, não adiantava ter vários funcionários e trabalhar pouco era preciso dar um incentivo a mais ao trabalhador. Sobre a cedência das máquinas, sendo que algumas eram da Consulta Popular e era importante, já que algumas micro áreas já tinham várias máquinas e reforçaria e dividiria as pessoas no grupo agilizando os serviços. Parabenizou as quatro equipes que chegaram no final do Campeonato Varzeano, sendo um futebol bem jogado, todos os times foram bem no campeonato. Sobre o Hospital já tinha se manifestado e cada ajuda vinha bem e esperava que melhorasse cada vez mais. O Vereador MAIKON falou sobre o final do Campeonato Varzeano que aconteceu no último final de semana e gostaria de fazer uma reflexão sobre o que acontecia a nível de país, nível de mundo em relação ao esporte. Aqui em Humaitá tiveram um brilhante exemplo do que era o esporte e do que não acontecia no cenário nacional e mundial com vários escândalos envolvendo a FIFA a CBF, e no último final de semana a comunidade lotou o Chacrinha da Comarca para ver o final do Aspirante e também do Principal. Parabenizou as equipes e também os envolvidos na organização, pois organizar um Campeonato exigia empenho e quem se envolveu estaria de parabéns, pois saiu muito bem e esperava que ano que vem mais equipes pudessem participar. O Vereador IRENO falou sobre o Campeonato Varzeano e parabenizou as quatro equipes que se enfrentaram pelo título e pelo comportamento dos atletas e da torcida, foi um exemplo e comunidade humaitense estaria de parabéns. Esperava que não demorasse muito para realização do próximo campeonato. Sobre o Projeto que aprovaram disse que era ótimo o trabalho do Funcionário Michael Loch e estaria comprovado que trazia aumento da arrecadação ao município. Era merecido esse incentivo para que se esforçasse cada vez mais. O Vereador JOSE parabenizou a toda a comunidade que participou do Campeonato Varzeano de Humaitá e esperava que o próximo seja cada vez melhor. Tinha orgulho de ser humaitense uma cidade de progresso, digna daquilo que estariam representando. Ninguém mais se manifestando em nome de Deus, encerrou-se a Sessão às 19 horas e 52 minutos. Câmara Municipal de Vereadores, 06 de julho de 2015.

PAULO HOLZBACH ALDINO SCHUH

Presidente em Exercício Secretário

POLÍTICA DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS - CÂMARA DE HUMAITÁ RS
  1. Informações gerais

A presente Política de Privacidade estabelece a forma como são tratados, total ou parcialmente, de forma automatizada ou não, os dados pessoais dos usuários que acessam o Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS. Também explica quais os tipos de dados coletados, motivos da coleta e a forma como o usuário poderá atualizar, gerenciar e/ou excluir estas informações.

Esta Política de Privacidade está de acordo com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD) e com o Regulamento UE n. 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGPD) e poderá ser atualizada sem aviso prévio em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.

  1. Direitos do usuário

O Portal se compromete a cumprir as normas previstas no Marco Civil da Internet, em respeito aos seguintes princípios:

– Os dados pessoais do usuário serão processados de forma lícita, leal e transparente (licitude, lealdade e transparência);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados apenas para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não podendo ser tratados posteriormente de forma incompatível com essas finalidades (limitação das finalidades);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados de forma adequada, pertinente e limitada às necessidades do objetivo de seu processamento (minimização dos dados);

– Os dados pessoais do usuário serão exatos e atualizados sempre que necessário, de maneira que os dados inexatos sejam apagados ou retificados quando possível (exatidão);

– Os dados pessoais do usuário serão conservados de forma a permitir a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados (limitação da conservação);

– Os dados pessoais do usuário serão tratados de forma segura, protegidos do tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, adotando as medidas técnicas ou organizativas adequadas (integridade e confidencialidade).

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e pelo Marco Civil da Internet:

– Direito de confirmação e acesso: é o direito do usuário de obter do site a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais;

– Direito de retificação: é o direito do usuário de obter do site, em prazo razoável, a retificação dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito;

– Direito à eliminação dos dados (direito ao esquecimento): é o direito do usuário de ter seus dados apagados do site;

– Direito à limitação do tratamento dos dados: é o direito do usuário de limitar o tratamento de seus dados pessoais, podendo obtê-la quando contesta a exatidão dos dados, quando o tratamento for ilícito, quando o site não precisar mais dos dados para as finalidades propostas e quando tiver se oposto ao tratamento dos dados e em caso de tratamento de dados desnecessários;

– Direito de oposição: é o direito do usuário de, a qualquer momento, se opor por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, podendo se opor ainda ao uso de seus dados pessoais para definição de perfil de marketing (profiling);

– Direito de portabilidade dos dados: é o direito do usuário de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido ao site, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro site;

– Direito de não ser submetido a decisões automatizadas: é o direito do usuário de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis (profiling), que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O usuário poderá exercer os seus direitos por meio de comunicação escrita enviada ao site com o assunto “LGPD – Portal da Câmara”, especificando:

– Nome completo ou razão social, número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas, da Receita Federal do Brasil) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal do Brasil) e endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante;

– Direito que deseja exercer junto ao site;

– Data do pedido e assinatura do usuário;

– Todo documento que possa demonstrar ou justificar o exercício de seu direito.

Ouvidoria da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS

O usuário será informado em caso de retificação ou eliminação dos seus dados.

  1. Dever de não fornecer dados de terceiros

Durante a utilização do site, a fim de resguardar e de proteger os direitos de terceiros, o usuário do site deverá fornecer somente seus dados pessoais, e não os de terceiros.

  1. Tratamento de Dados Pessoais

Os dados coletados são tratados pelo Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS das maneiras descritas a seguir:

4.1. Tipos de dados coletados

4.1.1. Dados informados no formulário de contato

Os dados eventualmente informados pelo usuário que utilizar o formulário de contato disponibilizado no site, incluindo o teor da mensagem enviada, serão coletados e armazenados.

4.1.2. Dados para envio de informativos eletrônicos

O endereço de e-mail   cadastrado pelo usuário que optar por se inscrever em nossa Newsletter  será coletado e armazenado até que o usuário solicite sua exclusão ou o faça por conta própria por meio dos métodos informados nos informativos

4.1.3. Dados sensíveis

Não serão coletados quaisquer dados sensíveis dos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 9º e 10 da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e nos arts. 11 e seguintes da LGPD (Lei nº 13.709/2018). Assim, dentre outros, não haverá coleta dos seguintes dados:

– dados que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical do usuário;

– dados genéticos;

– dados biométricos para identificar uma pessoa de forma inequívoca;

– dados relativos à saúde do usuário;

– dados relativos à vida sexual ou à orientação sexual do usuário;

– dados relacionados a condenações penais ou a infrações ou com medidas de segurança conexas.