Atas das Sessões -

2015

1045

ATA N.º 1.045/2015. SESSÃO ORDINÁRIADA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES “JEOVANI PAULO” DE HUMAITÁ-RS, no dia dezoito de fevereiro de dois mil e quinze, reuniram-se nas dependências da Câmara Municipal os seguintes Vereadores(a): ALDINO SCHUH, DALVA M. B. DE AZEVEDO, DELCIO G. SEIBEL, FABIO L. CHASSOT, FERNANDO I. GATTERMANN, IRENO M. BRAUN, MAIKON G. MODESTO, PAULO L. HOLZBACH E VALDIR SCHWADE. Sob a coordenação do Presidente Sr. Fabio L. Chassot e do Secretário Sr. Aldino Schuh, em nome de Deus, foi declarada aberta a Sessão às 20 horas. Inicialmente o Presidente convidou aos presentes para juntos fazer um minuto de silêncio pelo falecimento de Ana Maria Camilio, Zulmira Almeida de Abreu e Rudi Bauermann. Prosseguindo solicitou a Secretária que efetuasse a leitura da ata da Sessão Ordinária nº 1044/2014. Ninguém se manifestando, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Dando continuidade, passou-se a leitura das MATÉRIAS DO EXPEDIENTE: Projeto de Lei n.º 001/2015; Projeto de Lei n.º 002/2015; Projeto de Lei n.º 003/2015; Projeto de Lei n.º 004/2015; Projeto de Lei n.º 005/2015; Projeto de Lei n.º 006/2015; Ofício do Tribunal de Contas do Estado n.º 716; Proposição n.º 01/2015; Emenda Aditiva n.º 01/2015, e; Ata n.º 05/2014 da Comissão de Estudos e Pareceres. Passando ao PEQUENO EXPEDIENTE, ninguém se manifestando, razão pela qual, passou-se ao GRANDE EXPEDIENTE, não havendo oradores inscritos, passou-se a ORDEM DO DIA: Em discussão o Projeto de Lei n.º 001/2015 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro ao Centro de Tradições Gaúchas Epopéia Farroupilha e dá outras providências. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão Projeto de Lei n.º 002/2015 – Autoriza o repasse de valor ao Centro Cultural Lurdes Célia Kreher e dá outras providências. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto de Lei n.º 003/2015 – Dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 54.608,00, utilizando recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – Leite Gaúcho. Processo n.º 003367.3100.14-2 e dá outras providências. Ninguém se manifestando foi colocado em votação aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto de Lei n.º 004/2015 – Altera dispositivo da Lei Municipal n.º 2453/2014 e dá outras providências. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto de Lei n.º 005/2015 – Autoriza o Poder Executivo locar imóvel, para abrigo de ônibus com embarque e desembarque de passageiros e alunos e dá outras providências. O Vereador MAIKON saudou aos presentes e disse que seu voto era favorável a este projeto, visto que o Poder Executivo teria tomado ponto na situação da Rodoviária acabando com os boatos de que a mesma fechasse ou não fechasse. Com este projeto se resolvia esta questão e garantia aos nossos munícipes e as pessoas de fora, uma parada de ônibus e um ponto de compra e venda de passagens. Era algo positivo ao município. O Vereador FERNANDO saudou aos presentes e disse que no ano passado o assunto da rodoviária foi uma “novela” e eles teriam cobrado bastante nas Sessões. Até que enfim, o prefeito estaria começando a enxergar longe, mesmo sendo baixinho. Eles como vereadores eram cobrados diariamente em diversas “coisas” e achava que estaria faltando em alguns setores vontade e empenho da municipalidade. O Vereador DELCIO saudou aos presentes e disse que seu voto era favorável ao Projeto e salientava que da sua parte não faltou empenho, teria cobrado do Executivo e claro que tinha levado um bom tempo para ser discutido, bem como tiveram que encontrar uma forma legal de resolver este problema, mas veio em tempo e não fechou a rodoviária, e esperava que as pessoas pudessem usufruir ainda por muitos anos. A Vereadora DALVA cumprimentou aos presentes e disse que foi uma pessoa que falou bastante sobre a Estação Rodoviária, inclusive teria lido uma reportagem no Jornal Novo Noroeste e na ocasião ficou bem preocupada. Como constava na ata que foi lido anteriormente, ela batalhou, assim como alguns colegas e ficava feliz em o Prefeito ter mudado de ideia e ter achado uma forma legal para resolver este problema. A comunidade estaria de Parabéns e eles teriam se empenhado para que a Rodoviária não fechasse em nosso município. O Vereador IRENO cumprimentou aos presentes e disse que também foi um dos batalhadores para que a Rodoviária ficasse e inclusive no mesmo local, já que estaria organizado. Portanto era favorável ao Projeto. Quanto a questão do prefeito ser baixinho ou não, não alterava em nada, pois se estava dormindo quem lhe abriu os olhos foram eles e conhecia pessoas grandes que eram “bem cegas”. Estaria feliz do Prefeito ter conseguido este acordo. Ninguém mais se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Projeto de Lei n.º 006/2015 – Altera artigo 1º da Lei Municipal n.º 2342/2013, que trata do plano de carreira do Magistério e dá outras providências com a Emenda aditiva 01/2015, encaminhada pela Vereadora DALVA M. B. de Azevedo. A Vereadora DALVA disse que analisando o Projeto viu que o Prefeito retirou uma parte do artigo vinte e oito desta Lei, onde dizia alguns requisitos para ser diretor de escola municipal, sendo que tirou a exigência de ter magistério. Ela teria entrado com Emenda, considerando que na Lei de Diretrizes de Base contava claramente que para atuar e lecionar numa escola no mínimo era preciso ter magistério, portanto na emenda teria colocado que para ser diretor em escolas do município poderia ser “servidores municipais com alguma formação na área da educação”, poderia ser diversos cursos como pedagogia, ou até administração escolar, mas que tivessem alguma formação em educação, e isso era o mínimo. Ela como professora que foi não poderia aprovar o Projeto da forma que estava. O Vereador MAIKON disse que se colocava favorável a emenda da Vereadora e segundo informações repassadas pelo Prefeito as pessoas indicadas para os cargos de Diretores de escola tinham formação e para não abrir uma brecha para o futuro podendo alguém assumir esse cargo sem formação, era importante a aprovação desta emenda. Falou ainda das dificuldades de encontrar pessoas para o cargo de Direção das escolas. Ninguém mais se manifestando foram colocados em votação o Projeto e a emenda e aprovados por unanimidade. Em discussão Proposição n.º 01/2015 do Vereador VALDIR C. SCHWADE – Propõe ao Executivo Municipal a elaboração de Projeto de Lei aumentando o valor do auxílio financeiro concedido a Associação dos Universitários de Humaitá, bem como, incluir o Campus da FAI faculdade de Itapiranga/SC. O Vereador VALDIR cumprimentou aos presentes e disse que a justificativa era clara e ele esperava que viesse realmente do Executivo o Projeto e não que ficasse engavetado como acontecia na maioria das vezes. Esse aumento era de fundamental importância, considerando que valor estava defasado. O Vereador MAIKON disse que a Proposição era válida e ele estaria com a Lei do ano de dois mil e doze quando foi alterado este valor pela última vez, o qual estaria bastante defasado. Ele também teria sido procurado por universitários e tinha procurado orientação jurídica em relação a conceder auxílio para os estudantes se deslocarem a outros estados, no caso, Itapiranga e não foi encontrado nada que dissesse não poder, mas poderia ser questionado. Ele queria que ficasse claro que ele não era contra, ao contrário, mas buscando informações junto ao Executivo foram informados que seria convocado uma reunião e o Prefeito explicaria diretamente aos universitários o porquê não faria a alteração destes valores. Seu voto era a favor da Proposição, mesmo sabendo de toda questão que tinha por trás. Ninguém mais se manifestando foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. Em discussão Processo de Contas do município de Humaitá, referente ao exercício de 2012 encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado e Ata n.º 05/2014 da Comissão de Estudos e Pareceres. Ninguém se manifestando foi colocado em votação e aprovado por unanimidade. Em discussão o Processo de Contas do município de Humaitá, referente ao exercício de 2008 encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado, conforme ofício n.º 716. Ninguém se manifestando foi colocado em votação para que o mesmo passasse para a Comissão de Estudos e Pareceres e foi aprovado por unanimidade. Passando as EXPLICAÇÕES PESSOAIS, a Vereadora DALVA disse que queria fazer um convite para o Terceiro Encontro do Dia da Mulher, que seria realizado pelo Hospital no dia sete de março em parceria com a Secretaria da Saúde. Divulgou a programação deste dia, como exames, café colonial, palestras, entre outras atividades e sorteios. Falou que com alegria queria anunciar que foi concluída a obra da lavanderia no Hospital Adesco e posteriormente teria uma programação de inauguração. Salientou que era uma pena que o recurso de quarenta mil reais repassados não foram suficientes, sendo que até o momento já foi acrescentado mais dezesseis mil reais. Disse que seria feito no Hospital uma garagem para os familiares e pacientes guardarem seus carros, dando maior segurança. Queria dar uma sugestão e gostaria que o Presidente repasse ao prefeito, para que no próximo ano durante as férias deixassem um operador de máquinas para realizar trabalhos, pois sabia que houve excesso de chuvas, mas as estradas estariam péssimas, e nos outros municípios que tinha se informado ficou alguém fazendo o serviço. Os agricultores sofreram na época da safra. Poderiam fazer um rodizio para dar férias e não parar o serviço. Muitos agricultores estariam bravos com esta situação. Era uma questão administrativa e uma falta de organização no seu entendimento. Teriam que encontrar uma maneira de sanar esse problema. O Vereador DELCIO disse que queria se associar as colocações da Dalva, pois também já teria feito este pedido ao prefeito, para que deixasse uma patrola girando durante o mês de férias. O mesmo teria deixado duas máquinas para serviços emergências, mas não deixou uma patrola para a questão das estradas. Ele teria cobrado melhorias na estrada e achava que estariam trabalhando, mas o tempo era curto. Queria colocar que sabia que as agentes de saúde estariam ansiosas pelo aumento, mas infelizmente o prefeito não mandou, inclusive teriam cobrado dele em reunião e o mesmo disse que não mandou o Projeto porque mandaria junto com o Projeto do reajuste dos servidores. O Vereador FERNANDO disse que queria comentar sobre o Projeto que foi aprovado, se referindo aos cinquenta e poucos mil do Governo do Estado no setor leite. Sabiam que era um setor com várias dificuldades e teria visto numa matéria do Jornal que o Presidente Fabio já foi em busca de alguma medida e isso demorava, mas esperava que logo aparecesse algo de bom. Quanto as estradas, era difícil e ele já teria falado no ano passado, alguns achavam que ele falava demais, mas era com razão, pois tinham um trecho de estrada que estava semelhante a um relógio com problemas, as máquinas seguiam um trecho e voltavam, seguiam novamente o mesmo trecho e voltavam. Teriam inclusive comentado que fariam uma “vaquinha” para contratar máquinas particulares, pois da maneira que estava não tinha mais condições e o prefeito estaria a par desta situação e máquinas tinham bastante, achava que era falta de vontade ou então marcação política, e certamente ano que vem nas férias teriam máquinas sobrando, pois seria um ano político e trabalhariam até de madrugada. Desde o ano passado ele falava alguma coisa e não faltando com respeito com alguns colegas nesta Casa, mas sempre largavam uma piadinha, estavam aqui para tratar de assuntos sérios, caso contrário teriam que contratar alguém para contar piadas. Eles não tinham nada a ver com o Poder do Prefeito aqui era outro Poder. O Vereador MAIKON disse que realmente foi uma cobrança o patrolamento, pois sabiam da safra do milho que foi bastante dificultoso por parte dos agricultores, e inclusive no mês de janeiro quando o prefeito esteve de férias cobraram do vice-prefeito e esperava que medidas fossem tomadas. O desabafo do Fernando teria sido um pouco contraditório, pois falava do Executivo e depois dizia que o Executivo não tinha nada a ver com eles e se quisesse falar de coisas sérias não podia chamar o prefeito de baixinho e dizer que não estaria enxergando longe, se quisesse respeito deveria impor respeito. Deveriam vir aqui discutir sim, mas se quisessem respeito tinham que impor respeito. O vereador FABIO cumprimentou aos presentes e agradeceu o Rodrigo que estaria representando o Grupo de Advogados e que assumiria o cargo de Assessor Jurídico, estando a disposição da Casa e os colegas poderiam procurá-lo se tivessem dúvidas. Nada mais havendo a tratar em nome de Deus, encerrou-se a Sessão às 21 horas e 02 minutos. Câmara Municipal de Vereadores, 18 de fevereiro de 2015.

FABIO LUIS CHASSOT ALDINO SCHUH

Presidente Secretário

POLÍTICA DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS - CÂMARA DE HUMAITÁ RS
  1. Informações gerais

A presente Política de Privacidade estabelece a forma como são tratados, total ou parcialmente, de forma automatizada ou não, os dados pessoais dos usuários que acessam o Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS. Também explica quais os tipos de dados coletados, motivos da coleta e a forma como o usuário poderá atualizar, gerenciar e/ou excluir estas informações.

Esta Política de Privacidade está de acordo com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet), com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD) e com o Regulamento UE n. 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral Europeu de Proteção de Dados Pessoais – RGPD) e poderá ser atualizada sem aviso prévio em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.

  1. Direitos do usuário

O Portal se compromete a cumprir as normas previstas no Marco Civil da Internet, em respeito aos seguintes princípios:

– Os dados pessoais do usuário serão processados de forma lícita, leal e transparente (licitude, lealdade e transparência);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados apenas para finalidades determinadas, explícitas e legítimas, não podendo ser tratados posteriormente de forma incompatível com essas finalidades (limitação das finalidades);

– Os dados pessoais do usuário serão coletados de forma adequada, pertinente e limitada às necessidades do objetivo de seu processamento (minimização dos dados);

– Os dados pessoais do usuário serão exatos e atualizados sempre que necessário, de maneira que os dados inexatos sejam apagados ou retificados quando possível (exatidão);

– Os dados pessoais do usuário serão conservados de forma a permitir a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais são tratados (limitação da conservação);

– Os dados pessoais do usuário serão tratados de forma segura, protegidos do tratamento não autorizado ou ilícito e contra a sua perda, destruição ou danificação acidental, adotando as medidas técnicas ou organizativas adequadas (integridade e confidencialidade).

O usuário do site possui os seguintes direitos, conferidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e pelo Marco Civil da Internet:

– Direito de confirmação e acesso: é o direito do usuário de obter do site a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais;

– Direito de retificação: é o direito do usuário de obter do site, em prazo razoável, a retificação dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito;

– Direito à eliminação dos dados (direito ao esquecimento): é o direito do usuário de ter seus dados apagados do site;

– Direito à limitação do tratamento dos dados: é o direito do usuário de limitar o tratamento de seus dados pessoais, podendo obtê-la quando contesta a exatidão dos dados, quando o tratamento for ilícito, quando o site não precisar mais dos dados para as finalidades propostas e quando tiver se oposto ao tratamento dos dados e em caso de tratamento de dados desnecessários;

– Direito de oposição: é o direito do usuário de, a qualquer momento, se opor por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, podendo se opor ainda ao uso de seus dados pessoais para definição de perfil de marketing (profiling);

– Direito de portabilidade dos dados: é o direito do usuário de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido ao site, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro site;

– Direito de não ser submetido a decisões automatizadas: é o direito do usuário de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis (profiling), que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

O usuário poderá exercer os seus direitos por meio de comunicação escrita enviada ao site com o assunto “LGPD – Portal da Câmara”, especificando:

– Nome completo ou razão social, número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas, da Receita Federal do Brasil) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Receita Federal do Brasil) e endereço de e-mail do usuário e, se for o caso, do seu representante;

– Direito que deseja exercer junto ao site;

– Data do pedido e assinatura do usuário;

– Todo documento que possa demonstrar ou justificar o exercício de seu direito.

Ouvidoria da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS

O usuário será informado em caso de retificação ou eliminação dos seus dados.

  1. Dever de não fornecer dados de terceiros

Durante a utilização do site, a fim de resguardar e de proteger os direitos de terceiros, o usuário do site deverá fornecer somente seus dados pessoais, e não os de terceiros.

  1. Tratamento de Dados Pessoais

Os dados coletados são tratados pelo Portal da Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá/RS das maneiras descritas a seguir:

4.1. Tipos de dados coletados

4.1.1. Dados informados no formulário de contato

Os dados eventualmente informados pelo usuário que utilizar o formulário de contato disponibilizado no site, incluindo o teor da mensagem enviada, serão coletados e armazenados.

4.1.2. Dados para envio de informativos eletrônicos

O endereço de e-mail   cadastrado pelo usuário que optar por se inscrever em nossa Newsletter  será coletado e armazenado até que o usuário solicite sua exclusão ou o faça por conta própria por meio dos métodos informados nos informativos

4.1.3. Dados sensíveis

Não serão coletados quaisquer dados sensíveis dos usuários, assim entendidos aqueles definidos nos arts. 9º e 10 da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e nos arts. 11 e seguintes da LGPD (Lei nº 13.709/2018). Assim, dentre outros, não haverá coleta dos seguintes dados:

– dados que revelem a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical do usuário;

– dados genéticos;

– dados biométricos para identificar uma pessoa de forma inequívoca;

– dados relativos à saúde do usuário;

– dados relativos à vida sexual ou à orientação sexual do usuário;

– dados relacionados a condenações penais ou a infrações ou com medidas de segurança conexas.